quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A Revolução nas entregas

A REVOLUÇÃO NAS ENTREGAS


Um dos grandes problemas do e-commerce e na logística de distribuição está relacionado ao denominado “problema da última milha”.

Além das dificuldades normais que acontecem diariamente na entrega de produtos para os mais diversos clientes e nos mais variados pontos de uma região, hoje temos que enfrentar também os grandes congestionamentos e mesmo, horários especiais definidos pelas autoridades de trânsito, para que os veículos de entrega trafeguem por determinadas áreas de uma cidade.

Uma nova revolução está começando a tomar corpo, muito especialmente em função das inovações tecnológicas que estão surgindo, cuja aplicabilidade ultrapassa os objetivos inicialmente previstos.

Esse é o caso do aplicativo UBER e o uso de Drones.

De um lado, o uso de Drones estava vinculado a área militar sendo que posteriormente passou a ser utilizado como objeto de lazer, tanto pelo prazer de pilotá-lo como também é usado para capturar, com o uso de câmeras especiais, cenas panorâmicas que passam a ser diariamente postadas no Youtube e no Facebook.

Do outro, o aplicativo UBER veio revolucionar o transporte urbano e mesmo baratear o custo de locomoção  visto que o leque de opções na contratação dos serviços de transporte de passageiros aumentou, além, é claro, da possibilidade disponibilizada para que seja realizado um transporte compartilhado.

É evidente que sempre aparecem janelas de oportunidades para o uso alternativo dessas tecnologias.

No varejo, tomemos o exemplo do Walmart, que investiu nos últimos dois anos, em infraestrutura para compras on-line, o montante de US$ 2,7 bilhões e pretende desenvolver formas mais ágeis para a entrega de seus produtos nas casas dos clientes.

Nesse sentido, essa grande rede de supermercados, desenvolveu projetos para entrega de suas encomendas através de serviços como Uber , Lyft e Deliv . E, brevemente deverá começar a realizar testes de entrega de mercadorias com o uso do Uber em Phoenix e do Lyft em Denver.

Figura 2 – Entrega do pedido via UBEr ou Lyft.
Fonte: Walmart.

A proposta da Walmart tem o seguinte enredo básico: o cliente localizado em uma das áreas em que o Walmart está testando esse novo tipo de serviço, adquiri seus produtos no supermercado virtual (online) e então seleciona uma “janela de tempo de entrega”.

Preparado o pedido do cliente, um funcionário (personal shoppersdo Walmart  solicita então um motorista (UBER ou Lyft) para que ele vá até as instalações do supermercado pegar a encomenda para entrega-la diretamente ao cliente.

Utilizando-se de um sistema que dará transparência total para o cliente, é previsto a cobrança de uma taxa de entrega que varia entre US$ 7 e US$10, taxa essa que é paga no sistema on-line. Esse sistema também vai indicar para o cliente se a sua ordem será entregue por um motorista de Uber ou Lyft.

Há muitos ajustes a serem realizados como esse projeto, entre eles destacamos o fato de que a entrega, diferentemente de ser realizada por um funcionário com uniforme da empresa, será efetivada por um motorista particular condutor do UBER ou Lyft, o que leva a questões relacionadas com à segurança. Afinal o cliente poderá estar exposto a problemas, caso meliantes utilizem essa prática para realizar furtos em residências, por exemplo!

Em se tratando do uso de Drones para entregas em domicílios, essa é uma grande promessa da Amazon, visto que segundo estudos realizados pela empresa, 86% de seus pedidos tem um peso inferior a 2,2 quilos, limite de carga que um drone de oito hélices consegue carregar.

Figura 3 – Uso de drones na entrega.
Fonte: Amazon

A promessa da Amazon é realizar uma entrega em no máximo 30 minutos!

A tecnologia dos Drones vem mostrando que esse processo de entrega somente é viável para um raio máximo de 16 quilômetros do centro de distribuição da empresa que o utiliza.
Importante registrar que a Amazon desenvolveu um novo Drone com autonomia para 24 quilômetros e que opera voando numa altitude de 60 metros.

É claro que existem inúmeros problemas operacionais para o uso de Drones em áreas residenciais ou densamente povoadas e isso, além de ter que ser regulamentado, ainda vai depender de muitos ajustes, especialmente em face da topologia das regiões devido a grande variedade de edifícios e outros prédios comerciais e residenciais.

Por exemplo: como conseguir realizar uma entrega em um cliente que se encontra no 35° andar de um prédio residencial em uma área densamente carregada de grandes construções?

Assim, o uso do UBER/ Lyft ou similares que estarão chegando no mercado, torna-se muito mais factível à curto prazo, enquanto que realizar as operações de entrega de produtos via Drones poderá se tornar uma grande dor de cabeça, muito especialmente em áreas densamente povoadas!

Só o tempo dirá !

Fonte:
Bender, M. in Piloting Delivery with Uber, Lyft and Deliv – disponível em http://blog.walmart.com/business/20160603/piloting-delivery-with-uber-lyft-and-deliv - acesso : 10/08/2016.

O Globo: Walmart faz parceria com Uber e Lyft para entregas de produtos – disponível em http://oglobo.globo.com/economia/walmart-faz-parceria-com-uber-lyft-para-entregas-de-produtos-19437609 - acesso 10/08/2016.

Vellos, T – in A Amazon quer entregar suas compras de um jeito muito louco – disponível em https://tecnoblog.net/146248/amazon-drone-entrega/ - acesso: 10/08/2016.


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PAULO SÉRGIO GONÇALVES é engenheiro pela Universidade Federal do E. Espirito Santo, Mestre em Engenharia de Produção (M.Sc.) pela COPPE/UFRJ e MBA em Estratégia Empresarial pelo PDG/IBMEC; professor do IBMEC Educacional/RJ e autor das seguintes obras didáticas:

  • Administração de Materiais - 5ª Edição - Editora Elsevier
  • Logística e Cadeia de Suprimentos - O Essencial - Editora Manole.
  • Administração de Estoques - Teoria e Prática - Editora Interciência - em coautoria de E. Schwember.

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